top of page

CÂNCER COLORRETAL

Saiba mais sobre o controle e seguimento após cirurgia por Câncer Colorretal

A cirurgia é o tratamento mais eficiente para o câncer colorretal. Mesmo quando todas as células cancerosas visíveis forem removidas, é possível haver células cancerosas em outros locais do organismo. Estes depósitos de células, quando muito pequenos, não podem ser detectados no momento da cirurgia, mas tendem a crescer futuramente. A chance de recorrência depende do tipo de tumor e da eficácia de outros tratamentos, como a quimioterapia ou a radioterapia.
Pacientes com recorrência de câncer, podem se beneficiar, ou se curar, com novas cirurgias, ou outros tratamentos. Por isso, é necessário seguimento no pós-operatório.
Outra razão para o seguimento, é a detecção precoce de novos pólipos ou tumores malignos que possam surgir com o tempo, no mesmo indivíduo. Aproximadamente, 1 em 5 pacientes irá desenvolver novos tumores com o passar do tempo. 
 
Quando tempo dura o programa de seguimento?  

A maioria dos tumores costuma recidivar entre 2 e 5 anos após a cirurgia.
Portanto, o seguimento deve ser mais intensivo neste período. Entretanto, novos pólipos com potencial maligno podem surgir ao longo dos anos, recomendando-se, portanto, seguimento ao longo de toda a vida do paciente. 
 
Como é feito o seguimento?
São solicitados exames de sangue, radiografias de pulmão, ecografias e/ou tomografias, e colonoscopias periódicas. 
 
E a minha família deve fazer revisão com coloproctologista?

Os parentes próximos (pais, filhos, irmãos) de pacientes com câncer colorretal apresentam risco aumentado de desenvolver a doença. Para prevenção, devem se submeter à colonoscopias periódicas.

cancer-colorretal.jpeg
Painel de madeira claro
Agende a sua consulta
Siga
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page