top of page

CONDILOMA

O que são verrugas anais?
São lesões relativamente comuns, que afetam a área anal. Também podem surgir na região genital. Iniciam pequenas, como a cabeça de um alfinete, e podem aumentar muito de volume, se espalhando pela região anogenital. Podem não causar desconforto inicialmente, passando desapercebidas. 
 

Qual a causa das verrugas anais (condilomas)?
São causadas pelo Papilomavírus humano (HPV), sendo contagiosas. Geralmente, são transmitidas por contato direto interpessoal. 
 
Estas verrugas têm que ser retiradas?
Sim. Se não forem removidas, aumentam de volume, se espalham, causando desconforto e cheiro fétido. Além disso, estão envolvidas no surgimento de câncer de colo uterino e de câncer anal. 
 
Quais são os tratamentos disponíveis?
Se os condilomas forem pequenos e afetarem apenas a pele anal, podem ser removidos através da aplicação de medicações tópicas cáusticas. Estas aplicações devem ser feitas por um médico e requerem grande precisão, pois a pele sadia em torno das lesões facilmente pode ser queimada. São necessárias várias aplicações.
Para que as verrugas sejam removidas mais rapidamente, podem ser cauterizadas com eletrocautério. O laser pode ser usado, mas não tem nenhuma vantagem sobre os outros tratamentos.
A cauterização pode ser feita em consultório, sob anestesia local, ou em centro cirúrgico, sob sedação, dependo do tamanho, do número de lesões e dos locais afetados. Não é necessária internação. 
 
Pode uma única sessão de tratamento curar o problema?
Infelizmente, em muitos casos, não. As verrugas podem ressurgir após o tratamento, pois o vírus pode permanecer " escondido" na pele aparentemente normal, por vários meses. O paciente deve fazer revisões periódicas, por vários meses, para que novas lesões que forem surgindo, sejam eliminadas imediatamente. 

Como se pode evitar o contágio?
Evitando contato íntimo com indivíduos que apresentem condilomas.
Como os parceiros podem não estar conscientes de que sejam portadores da doença, devem ser examinados.
Da mesma forma, a limitação do contato sexual com um parceiro apenas diminui a chance de exposição ao vírus.
Pacientes que sejam portadoras do HPV na área ginecológica, devem ser submetidas a exame proctológico, pois pode haver lesões apenas internas no ânus.

condiloma2.jpg
Painel de madeira claro
Agende a sua consulta
Siga
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page