top of page

CONSTIPAÇÃO

O que é constipação?
Constipação é um sintoma que tem diferentes significados para cada indivíduo. Mais comumente, significa evacuações infrequentes, mas também pode significar diminuição no volume das fezes, evacuações forçadas, sensação de evacuação incompleta, ou necessidade de uso de laxantes, supositórios ou lavagens para se conseguir evacuar.
A dieta influencia a função intestinal, principalmente a quantidade de fibras e de líquidos que o paciente ingere.
O exercício também é benéfico para a função intestinal.
 
O que causa constipação?
Pode haver várias causas para a constipação, muitas vezes simultâneas, incluindo ingestão inadequada de fibras e líquidos, vida sedentária e trocas de ambiente.
A constipação pode ser agravada por viagens, gravidez ou mudanças na dieta. Em alguns pacientes, pode resultar de adiar repetidamente a vontade de evacuar.
Causas mais sérias de constipação podem incluir tumores ou estreitamento de intestino, doenças reumatológicas, doenças neurológicas, doenças da tireóide e outras doenças endócrinas.
 

Remédios podem causar constipação?
Muitos remédios podem causar ou piorar a constipação, como analgésicos, antidepressivos, calmantes, remédios para controlar a pressão arterial, antiácidos, suplementos de ferro e cálcio.
Da mesma forma, pessoas que não são realmente constipadas, podem se tornar dependentes de laxativos, por usá-los de maneira inadequada e desnecessária.
 
Quando devemos consultar devido à constipação?
Qualquer alteração persistente do hábito intestinal – aumento ou diminuição do volume das fezes ou da frequência das evacuações – necessita avaliação médica. Quando estes sintomas persistirem por mais de três semanas, ou surgir sangue nas fezes, procure imediatamente o coloproctologista.
 
Como as causas da constipação podem ser determinadas?
O primeiro passo é o exame da região anorretal, através de exame de toque. Após, pode ser necessário o exame endoscópico do intestino grosso. Se um problema orgânico é identificado, a anormalidade deverá ser corrigida.
Existem, também, exames para avaliar alterações funcionais do intestino grosso, através de radiografias especiais ou de testes que verificam a função de músculos que atuam na defecação.
Em muitos casos, não se consegue identificar alterações anatômicas ou funcionais, que causem a constipação.
 

Como se trata a constipação?
Na grande maioria dos pacientes, a ingestão adequada de fibras e líquidos resolve o problema.
Suplementos de fibra podem ser prescritos, pois ajudam a controlar a constipação, os níveis de colesterol, previnem o câncer de intestino.
Laxantes, lavagens e supositórios devem ser usados apenas sob orientação médica, pois podem até agravar a constipação quando usados de maneira inadequada.

constipação.png
Painel de madeira claro
Agende a sua consulta
Siga
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page