top of page

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS

O que são doenças inflamatórias intestinais?

Doença inflamatória intestinal (DII) é um termo genérico para descrever uma condição inflamatória crônica do trato digestivo. Os tipos mais comuns de DII são a colite ulcerativa e a doença de Crohn. A colite ulcerativa é uma inflamação caracterizada por úlceras – ou seja, feridas – no revestimento interno do intestino grosso (cólon) e do reto. A doença de Crohn também é um quadro inflamatório crônico que pode acometer qualquer parte do tubo digestivo.

O que causa doença inflamatória intestinal?

A doença inflamatória intestinal é provavelmente causada por uma reação inadequada do sistema imunológico às bactérias naturais do intestino. Essa reação leva à manifestação de um processo inflamatório que causa crises ao longo de toda a vida.

Quais são as principais doenças inflamatórias intestinais?

As principais são Doença de Crohn, Retocolite Ulcerativa e Colites Indeterminadas. 

Quais são os sinais e sintomas das doenças inflamatórias intestinais?

Inicialmente, é muito difícil diferenciar apenas pelos sintomas a doença de Crohn da colite ulcerativa. Os achados mais comuns relacionados às DIIs são dor abdominal, diarreia, sangramento nas fezes, perda de peso e de apetite. Eventualmente, pode ocorrer febre.

Os principais exames para a confirmação do diagnóstico são os de sangue, de fezes e estudos radiológicos, como raio-X, tomografia e ressonância. Além de exames endoscópicos para visualização dos órgãos do tubo digestivo – como a colonoscopia, retossigmoidoscopia, cápsula endoscópica e a endoscopia digestiva alta – e realização de biópsias. Alguns estudos relatam que grande parte dos pacientes levam mais de um ano até a confirmação do diagnóstico após o início dos sintomas.

Como é feito o tratamento para doenças inflamatórias intestinais?

As DIIs são doenças crônicas que não possuem cura, mas elas podem ser controladas. O objetivo do tratamento é manter a qualidade de vida, minimizar os sintomas e evitar as complicações que podem acontecer de imediato e também em longo prazo.

 

Uma vez realizado o diagnóstico, um dos fatores importantes é entender qual é a gravidade da doença, a intensidade dela. Então, a partir desse resultado, é traçada a estratégia de tratamento, que pode incluir adaptação de dieta, mudança de hábitos e medicamentos específicos. Eles podem ser administrados por via oral ou endovenosa e, ainda, na forma de supositórios e enemas. Além disso, é feito o tratamento de eventuais complicações que as doenças inflamatórias intestinais podem causar.

 

O importante é ressaltar que a doença pode ser controlada. Atualmente, temos várias opções terapêuticas que podem ser usadas para o tratamento dessa condição, que são muito eficazes e conseguem colocar a doença em remissão completa ou parcial, a ponto de manter a qualidade de vida do paciente o mais próxima possível do normal.

 Doenças inflamatórias intestinais.jpg
Painel de madeira claro
Agende a sua consulta
Siga
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page