top of page
Buscar

Pacientes que fizeram Colostomia têm uma vida normal

Atualizado: 23 de jun. de 2022



O que é uma ostomia?

Significa uma abertura criada cirurgicamente para comunicar um órgão interno com a superfície do corpo.

Há diferentes tipos de ostomias, dependendo do órgão envolvido.

Uma ostomia pode ser temporária ou permanente. As temporárias podem ser necessárias se, naquele momento, o órgão ou o paciente, não estiverem em condições de uma cirurgia adequada. Podem ser necessárias também para que a cicatrização de uma cirurgia ocorra sem a irritação da passagem das fezes, por exemplo.

Uma ostomia permanente pode ser necessária se para a cura definitiva do paciente se tiver que remover os músculos que controlam a eliminação das fezes.

Como irei controlar minhas eliminações intestinais?

A colostomia será construída de acordo com técnicas que a tornem o mais confortável possível.

Seu coloproctologista e, também enfermeiros treinados, o orientarão em relação ao uso de bolsas adequadas e ao manuseio. Dieta adequada será recomendada. As bolsas são seguras e livres de odores. Existem técnicas de limpeza que controlam a frequência das eliminações e podem até eliminar o uso das bolsas.

Minhas atividades físicas serão limitadas?

Não! Você pode ter conhecidos portadores de ostomias, sem que se suspeite desta condição! Existem várias personalidades famosas portadoras de ostomias, inclusive atletas. Suas atividades físicas podem ser retomadas assim que você se recupere da cirurgia.

A colostomia afeta minha vida sexual?

A maioria dos pacientes reassume vida sexual normal.

Existem casos em que a cirurgia necessária para a cura definitiva do câncer traz como consequência alterações na esfera sexual. Estas alterações não estão relacionadas com a colostomia e podem ser reversíveis, decorrido algum tempo da cirurgia.

Na maioria das cidades, existem grupos de apoio e orientação a pacientes portadores de ostomias, composto por outros pacientes já operados, enfermeiros e médicos, para auxiliá-lo!

O Sistema Único de Saúde (SUS) fornece bolsas e outros materiais necessários para a manutenção das ostomias!


Hoje as doenças no intestino contam com tratamentos modernos e nem sempre necessita cirurgia. Quando a cirurgia estiver indicada, existem técnicas minimamente invasivas como a videolaparoscopia e a cirurgia robótica, realizadas pela Dra. Marlise Cerato. Agende uma consulta e converse sobre a melhor opção terapêutica para o seu caso. Telefone (51) 3233-2653 (fixo e whatsapp).

Comments


bottom of page